O MELHOR CENTRO DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA DE ALAGOAS!

Você Sabia ?

Quem somos

03/04/2018

Você Sabia ? Flexibilidade x Dor

Flexibilidade x lesão
Uma articulação com amplitude de movimento exagerada é denominada hipermóvel. O risco de lesão tende a ser elevado quando a flexibilidade articular está extremamente limitada, extremamente aumentada ou significativamente desequilibrada entre os lados dominante e não dominante do corpo.

A ocorrência de flexibilidade articular gravemente limitada é indesejável porque, se os tecidos colagenosos e os músculos que cruzam a articulação estiverem encurtados, aumenta a probabilidade de que se rasguem ou rompam caso a articulação seja forçada além de sua ADM normal. Por outro lado, uma articulação extremamente frouxa, perde estabilidade e, portanto, está propensa a lesões do tipo luxação.

O grau desejável de flexibilidade articular depende especialmente das atividades das quais os indivíduos desejam participar. Ginastas e dançarinos, obviamente, requerem maior flexibilidade articular do que os não atletas. Entretanto, esses atletas também necessitam de músculos, tendões e ligamentos fortes para terem um bom desempenho e evitar lesões.

Embora músculos grandes e volumosos possam limitar a ADM de uma articulação, uma articulação extremamente forte e estável também pode permitir grandes ADM. Atletas e corredores amadores normalmente se alongam antes de participarem de uma atividade, com o propósito de reduzir a probabilidade de ocorrer lesão.

Existe alguma evidência de que a realização do alongamento reduz a incidência de distensão muscular e uma pesquisa mostra que o aumento da flexibilidade articular se traduz em incidência menor de dano muscular induzido por exercício excêntrico.

Entretanto, o alongamento não tem efeito na prevenção das lesões por uso excessivo e alguns autores alegam ser improvável que o alongamento reduza a probabilidade de lesão muscular.

Leonardo Emery

FISIOTERAPEUTA 🎓Pós Graduado em Traumato-Ortop.e Esportiva 🎓Pós Graduado em Coluna Vertebral