
30/03/2017
Lesão muscular
Enquanto que uma fratura óssea passa por um processo de regeneração, um músculo lesionado passa por um processo de reparação. Vamos entender melhor:
A cicatrização do músculo esquelético segue uma ordem constante, sem alterações importantes conforme a causa (contusão, estiramento ou laceração). Três fases foram identificadas neste processo: DESTRUIÇÃO, REPARO E REMODELAÇÃO. As duas últimas fases (reparo e remodelação) se sobrepõem e estão intimamente relacionadas.
Fase 1: destruição – caracterizada pela ruptura e posterior necrose das miofibrilas, pela formação do hematoma no espaço formado entre o músculo roto e pela proliferação de células inflamatórias. ACONTECE NAS PRIMEIRAS 48 HORAS
Fase 2: reparo e remodelação – consiste na fagocitose do tecido necrótico, na regeneração das miofibrilas e na produção concomitante do tecido cicatricial conectivo, assim como a neoformação vascular e crescimento neural. À PARTIR DO 2º DIA E PODE DURAR ATÉ 15 DIAS.
Fase 3: remodelação – período de maturação das miofibrilas regeneradas, de contração e de reorganização do tecido cicatricial e da recuperação da capacidade funcional muscular. COMEÇA ENTRE O 15º E 21º DIA APÓS A LESÃO.
Fonte: Dr. Leonardo Emery Costa | Fisioterapeuta ( Crefito1 216478F )