O MELHOR CENTRO DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA DE ALAGOAS!

Artigos

Quem somos

30/03/2017

Lesão muscular

Enquanto que uma fratura óssea passa por um processo de regeneração, um músculo lesionado passa por um processo de reparação. Vamos entender melhor:

A cicatrização do músculo esquelético segue uma ordem constante, sem alterações importantes conforme a causa (contusão, estiramento ou laceração). Três fases foram identificadas neste processo: DESTRUIÇÃO, REPARO E REMODELAÇÃO.  As duas últimas fases (reparo e remodelação) se sobrepõem e estão intimamente relacionadas.

Fase 1: destruição – caracterizada pela ruptura e posterior necrose das miofibrilas, pela formação do hematoma no espaço formado entre o músculo roto e pela proliferação de células inflamatórias. ACONTECE NAS PRIMEIRAS 48 HORAS

Fase 2: reparo e remodelação – consiste na fagocitose do tecido necrótico, na regeneração das miofibrilas e na produção concomitante do tecido cicatricial conectivo, assim como a neoformação vascular e crescimento neural. À PARTIR DO 2º DIA E PODE DURAR ATÉ 15 DIAS.

Fase 3: remodelação – período de maturação das miofibrilas regeneradas, de contração e de reorganização do tecido cicatricial e da recuperação da capacidade funcional muscular. COMEÇA ENTRE O 15º E 21º DIA APÓS A LESÃO.

Fonte:  Dr. Leonardo Emery Costa | Fisioterapeuta ( Crefito1 216478F )